Dynamite Cop!/ Dynamite Deka 2

deka-2E um dia Die Hard Arcade ganhou sua continuação, ou não: A licença de uso do filme acabou e lá no Japão já tinham lançado a continuação de Dynamite Deka, deixando a Sega numa sinuca que rendeu aquele resultado tantas vezes vistos. No Japão este jogo ficou conhecido como Dynamite Deka 2 e no resto do mundo virou Dynamite Cop 1, mesmo sendo uma continuação e não escondendo isso nem por 1 segundo.
dcopCapa japonesa x capa americana. A imagem foi aumentada na versão americana, mas por qual motivo: destacar os jogadores ou esconder as armas e os reféns?

Aqui, novamente a filha do presidente foi sequestrada, dessa vez num barco bem grande (bem na época que saiu Titanic) e dessa vez por piratas modernos, por coincidencia o novo ramo de trabalho da gangue do primeiro jogo (!). Lançado pra arcade ainda na placa Model 2 (a mesma de Virtua Fighter 2) e logo em seguida adaptado pro Dreamcast, primeiro as novidades. O jogo continua bem curto, agora são 4 fases só onde a primeira pode ser escolhida. O ponto de entrada acaba não fazendo tanta diferença na questão da dificuldade, mas rende uns momentos bem legais, como os cenários que mudam de acordo com a ordem. Escolhendo o primeiro, quando chegar na terceira fase, onde passam pelo salão de jantar, as mesas estão postas e o buffet todo arrumado; começando por essa, a sala só tem mesmo as mesas com as cadeiras, sem toalhas ou comida.

Diferente também ficou a jogabilidade, que agora não é 2,5d mas sim um 3d completo com golpes em todas as direções. A quantidade de golpes e combos (desarmado, armado, armas de fogo) aumentou bastante e é bem variado entre os 3 personagens. Os momentos QTE voltaram em toda sua glória com muito mais freqüência e tem um papel mais importante a ser explicado mais adiante.

qte

Um detalhe bem legal, diferente do anterior, era que conforme o jogo avançava os personagens ficavam com suas roupas rasgadas. Aqui isso depende da quantidade de energia, sendo que algum tipo de mágica faz as roupas se recosturarem ao se recuperar energia. E fica mesmo esquisito, já que agora se recupera com comida e não só cápsulas achadas ao acaso. Por sinal, vale tentar todo tipo de coisa pra conseguir comida. Vale até bater nos inimigos com esse peixão da foto abaixo e pegar os pedaços que se quebram ou comer o que tem nos pratos e ainda por cima jogar o prato vazio nos inimigos, ou mesmo cheio se a situação estiver feia.

ddeka-peixe

Também novo tem aquela cápsula P que ao coletar 5 deixam o personagem no modo berserk por alguns momentos. Ao chegar na versão Dreamcast não poderiam faltar mais novidades. A primeira é que tinham dois modos de jogo: o original do arcade e Caribbean Pirates que eram a mesma coisa mas mudavam alguns inimigos aqui e ali. Com o tempo se habilitava o VS entre jogadores e um survival muito bem-vindo e o joguinho bônus da Sega que veio foi Tranquilizer Gun que dessa vez não dava continues extras.

tranquilizer

Existia uma opção de galeria onde o jogador tinha que achar os itens durante as jogadas, uma verdadeira faca de dois gumes: o lado legal era que o VMU apitava quando o jogador ficava em cima de uma imagem escondida no cenário e dava um valor replay pela exploração, o que forçava também a errar os momentos QTE. Isso acabava por render uma luta extra, e estes cenários também tinham imagens escondidas. Também era necessário jogar nos dois modos (Arcade e Caribbean) e com todos os jogadores seguindo as rotas de forma diferente pra se conseguir todas as imagens. Ao se conseguir todas, se habilitava um modo mais difícil e a roupa do primeiro jogo para Bruno Delinger, se me lembro bem ele ficava também levemente mais forte e também dava pra mudar a jogadora pela garota do primeiro. Já o lado ruim dessa caça pelo tesouro é ver pra crer: nunca na história dos videogames a galeria de imagens tinha imagens tão horríveis, umas coisas pavorosas que era melhor queimarem e mandarem preso o desenhista. Se não fosse o bastante, a filha do presidente cresceu mas ela teve alguma doença que fez o nariz crescer 5 vezes mais rápido. Pra ver o estrago que fizeram, vejam o momento em 3:40 do terceiro vídeo logo depois do review, cuidado pra não acabarem com pesadelos.

kraken

Melhor ficou a galeria do jogo anterior que tinha imagens dos produtos do jogo, tinha até um leque Dynamite Deka que davam no Japão. No quesito gráficos, este de fato é um tremendo jogo da Model 2 e não dá pra ser diferente; porém, na versão Dreamcast o jogo foi levado pra placa Naomi e convertido, mas só com as melhorias gráficas da mudança, nada de novo. Isso deixou uma leve impressão de que o que ficou bom poderia ser muito melhor (e poderia mesmo) e o que ficou ruim, como a textura do mar que é muito simples, ficou completamente horrível. As cenas que contam a história são uns cgs de poucos segundos gravados como arquivo de vídeo com baixa qualidade, coisa que provavelmente era dos jogos “alternativos” e não dos originais. O som faz bem o seu trabalho e a jogabilidade se mantém muito boa, particularmente achei que a mudança pra 3d total foi errado mas não vai perder pontos por isso. Altamente recomendado, vai render muitas horas de jogo no seu Dreamcast ^_^. Acompanhem mais abaixo um detonado com comentários de alguém do youtube:

Gráficos: star-color22star-color22star-color22star-color22star-grey21
OST: star-color22star-color22star-color22star-color22star-grey21
Jogabilidade: star-color22star-color22star-color22star-color22star-color22
Gameplay: star-color22star-color22star-color22star-color22star-color22
Diversão: star-color22star-color22star-color22star-color22star-color22
Geral:star-color22star-color22star-color22star-color22star-grey21
Dificuldade:  star-color22star-color22star-color22star-color22star-grey21

E por fim, também só no Japão, chegou a sair Dynamite Deka EX ou Asian Dynamite, estas já para a placa Naomi:

4 Responses to Dynamite Cop!/ Dynamite Deka 2

  1. VIDEL disse:

    lembro desse polvo!
    me amarrava nesse jogo… até que enfim alguem postou, ja tava ficando entediado. Ei colimar, vc tem que me ensinar como faz pra “encurtar” o post e aparecer com o “clique aqui”

  2. JT disse:

    Tenho a Gamers que fala desse jogo, na época tive muita vontade de jogá-lo (e ainda tenho), mas nunca tive a oportunidade…

    Bela análise Colimar.

  3. julio cesar disse:

    dinamet cop e um jogo muito bom

  4. Geovane disse:

    Ainda tenho aqui no meu DC… Excelente jogo, embora a filha do presidente seja feia feito o cão chupando manga!

    E não sabia do Asian Dynamite

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: