Análise: Elifoot 98 (PC)

Game: Elifoot 98
Plataforma: PC
Gênero: Gerenciamento Esportivo
Ano: 1998
Produtora: André Elias e Ricardo Correia

elifootcapa
Elifoot 98 é um jogo de Gerenciamento Esportivo, também conhecido como Manager, mas como eu acho gay dizer que o jogo é do estilo Manager, eu chamo de Gerenciamento Esportivo. Elifoot 98 ficou bastante popular no Brasil porque, além de ser muito mais simples que os outros jogos de Gerenciamento Esportivo da época, era em português. Porém, era em portguês de Portugal, então prepare-se para rir com expressões como “Golo”, “À barra”, “Distrital”, “Equipa” e outras.

golo
Na verdade eu não sei como essa bagaça surgiu. No site oficial até tem uma seção chamada História do Elifoot, mas lá o proxeneta do dono da padaria só lista as versões do jogo e fala que “o Elifoot é vulgarmente apelidado do Pai dos Managers”, o que provavelmente é mentira.

elifoot14
Pois bem, então vamos supor acerca da gênese dessa magnífica série de Gerenciamento Esportivo. André Elias, um padeiro meio viado de Lisboa, nas horas vagas curtia tirar onda de programador. Numa dessas ele acabou criando um jogo chamado Elifoot. O jogo era uma merda e ninguém jogou. Então ele criou o Elifoot II, que era melhorzinho e algumas pessoas jogaram. Mas continuava uma merda. Aí em 1998, ele conheceu seu futuro marido, Ricardo Correia, que o ajudou a criar o Elifoot 98. O jogo ficou tão legal que ele resolveu distribuir pela internet e cobrar pelo registro. Mas aí os brasileiros entraram na jogada, deram um jeito de crackear o jogo e o purtoga tomou no cu.

dsc06344

Digitei André Elias no Google e achei isso. Nem sei se é ele. Mas tem cara de viado.

Enfim, no jogo tu és técnico de um time (da~~aãã~~aããã~), e deves admistrá-lo através de um campeonato e uma copa. O campeonato consiste em 4 divisões de 10 times cada, com jogo ida e volta. Já a copa é um mata-mata entre 64 times com jogos apenas de ida.
A primeira coisa que tens que fazer é escolher os países que queres que façam parte do teu jogo. Em seguida, tu escolhes o nome do teu técnico. Pode ser o teu nome, o nome de algum técnico real, ou até um pseudônimo que te dê sorte, como José da S. Guascaço por exemplo. Na verdade tu pode botar o nome que quiser, sem nenhuma restrição, só falei tudo aquilo pra poder dizer o meu pseudônimo. Aí o jogo vai sortear um time pra ti. Sempre vai ser um time fudido da 4ª divisão, então te fode. Escolherás também a moeda que queres utilizar, reais dólares, escudos, etc. Escolha reais pra poder usar uma dica que vou dar mais pra frente.

bahia1
Agora estarás na tela principal do jogo, tem a tua lista de jogadores e várias coisas pra fazer. A melhor coisa a se fazer agora é vender a maior quantidade de jogadores possível. Não seja cabação a ponto de ficar sem um time completo. Os jogadores são vendidos em LEILÃO, o que pode parecer ridículo, mas na verdade é ridículo mesmo. A melhor forma de vender o jogador é pegando o salário dele, retirando um 0 e acrescendo 50. O resultado deve ser o lance mínimo para o leilão. Isso se estiveres usando reais. Se tiveres sido teimoso e escolhido outra moeda, toma no teu cu seu filho da puta.

petkovic

Aqui, o SÉRVIO Petkovic é RUSSO. Existem outras bizonhices como essa espalhadas pelo jogo.

Feito isso, pegue a maior quantidade possível de empréstimo e compre um atancante (ou “avançado” em pt-pt) fodão. Não se preocupe se o teu time vai ficar endividado a longo prazo, afinal, tu não quer ficar muito tempo nele mesmo, não é?

elifoot12

Não adianta resistir. Pedir empréstimo é inevitável!

Após reforçar seu time, está na hora de finalmente jogar! Escolha sua formação e clique em… jogar! Eu particularmente gosto de usar 4-3-3 em casa e 4-4-2 fora. Faça isso também, seu merda!

442

Reparem que eu fiz a estratégia do atacante fodão. Solskjaer, força 40, no meio da ralé.

Clique em jogar e aparecerá a tela com os resultados dos jogos. Se tu esperava ver o jogo em tempo real, enfie um toblerone no cu e depois coma. No intervalo aparece uma janelinha pra tu fazeres substituições. Podes abrir essa janela também durante o jogo clicando no nome do teu time.

subs
Podes fazer outras coisas também, como aumentar o estádio. Na verdade acho que é só isso mesmo que dá pra fazer a mais.
E o jogo vai seguindo assim, contigo tentando subir de divisões ou então torcendo pra ser chamado para um time melhor. Mas cuidado, porque se tu perder muitos jogos, ou deixar o time endividado, podes tomar uma CHICOTADA PSICOLÓGICA!

elifoot15

O Costinha, obviamente, não aparece no jogo.

O jogo têm uma quantidade ilimitada de temporadas, então tu pode jogar até enjoar de fingir que é técnico. O Dunga ainda não enjoou.

fimdaepoca

No final de cada temporada aparece essa tela. Vejam quem foi o artilheiro ;)

CÚriosidades:

– Algum brasileiro muito do filho da puta resolveu fazer uma versão brasileira do Elifoot, chamada Brasfoot. Ele usa inclusive o mesmo esqueminha safado de cobrar pelo registro. Hoje em dia o Brasfoot é muito melhor e faz muito mais sucesso. Pau no cu do André Elias.

– O Elifoot 98 possui um “Editor de Equipas”, onde você pode fazer babaquices como essa:

editor1

– O nome Elifoot é uma abreviação de Elias Football (na verdade isso foi dedução minha, mas foda-se, deve ser).

– A maioria das funções comentadas no jogo só são disponíveis para quem tem o Registro para Autor (sim, existem níveis de registro, Registro para amigo do autro, Registro para amigo íntimo do autor, por isso que eu digo que esse lusitano é bicha). Por isso, baixe o jogo aqui, que ele já vem registrado para o autor e mande o André Elias tomar no cu mais uma vez.

– Roda no XP. No Vista, não sei.

dunga

Adeeeus Duungaaaaaa, Adeeeus Duungaaaaaa

Gráficos: star-halfstar-grey22star-grey22star-grey22star-grey22
OST: star-grey22star-grey22star-grey22star-grey22star-grey22
Jogabilidade: star-color23star-grey22star-grey22star-grey22star-grey22
Gameplay: star-color23star-color23star-color23star-color23star-grey22
Diversão: star-color23star-color23star-color23star-color23star-color23
Geral: star-color3star-color3star-color3star-color3star-grey22
Colocar mais um quesito aqui em baixo cheio de estrelinha é coisa de puto

23 Responses to Análise: Elifoot 98 (PC)

  1. Dunha disse:

    porra XD
    humilhante =P foi pros favoritos XD

  2. Matt disse:

    Elifoot, o grande ladrão de horas na frente do pc… minha mania era criar uma liga inteira de times imaginários, normalmente de personagens de games.

  3. pirs disse:

    cacete, eu era viciado nisso (e quem não era?). joguei inclusive a versão antiga, só não lembro se 1 ou 2. era muito mais tosco.

    curti o favicon, btw.

  4. VIDEL disse:

    Não sou fã de jogos de esporte não, mas isso ai faz eles parecerem bem mais atrativos!

    Bit boys futebol clube aehuaeuh
    o simbolo da bandeira deveria ser uma ficha de fliperama!
    putz eu na zaga? vai tomar gol a rodo….

  5. Nirvaninha disse:

    Nunca joguei isso nem o Brasfoot alias eu jogando futebol tanto videogame quanto real so uma negaçao .-.

  6. Phante disse:

    O elifoot foi o pai dos managers sim, eu jogava o Elifoot II em meados de 1995 ou 96 (num lembro exatamente quando), o jogo era em DOS você controlava as taticas pelos botes f1 a f8, e não tinha os esquemas de penalty, falta, emprestimo de dinheiro e etc que já tinha no elifoot 98, era o jogo mais simples de se jogar, eu passava horas e horas jogando.

  7. Mateus disse:

    Joguei o 2 dessa porra, jogava escondido no colégio

  8. Extremamente bem comentado o POST… parabéns!
    Gostei da criatividade e principalmente da dedução do Eliasfoot… se eu soubesse que era isso acho que nunca teria jogado

  9. mok disse:

    brasileirinho filho da puta… aparece por cá que ninguém acerta na barra… cachaça samba e o que mais? eheheheh

  10. brunocarreirao disse:

    Cachaça, samba e rola na tua bunda! =)

    Nem entendi o comentário na real, mas foda-se, tua mãe tem bigode.

  11. diegobatera disse:

    APRENDE A FALAR PORTUGUÊS E VEM DISCUTIR QUE NEM GENTE, GAJO. Vai raspar um bacalhau com status POISON lá na PUTAQUEOPARIU. ¬¬

  12. Horo disse:

    todo mundo sabe que a mãe dele se chama maria e ela tem um bigode maior que o do Wario

  13. Raphael Belmont disse:

    Sempre odiei esse jogo, me lembrava um daqueles RPGs de textos feitos pra MSX. Mas ri bagarai com a matéria xD

    Carreirão, és um exemplo para mim. Tentarei escrever com tanta sagacidade quanto.

    =Dd

  14. alexandre disse:

    eu quero registrar elifoot

  15. Portugues disse:

    Seu grande broxe!!! Muita atenção com os comentários que aqui são feitos. Acho que criticar o trabalho dos outros sem fazer nada de produtivo é de alguém que não tem objectivos nenhuns. Tomara muitos brazucas fazer um jogo destes. Seja como for, só me orgulha que tenham que vir para Portugal servir cafés!

    Cromo do Crlh!

  16. BigCareer disse:

    Viado é quem fica olhando fotos de homem.

    Abraço por trás ;)

    • Portugues disse:

      Coisa fofa, em 1º lugar mandava arranjar esses dentes! Se eles são realmente assim deves lindo como a merda. Em 2º, tenho uma novidade para ti, abriu um restaurante novo, queres vir servir picanha? Também podes tirar cafés :) 3º e último, nessa barracas das favelas também há internet …. fenomenal!

      és o MAIOR, e boa sorte para os teus desenhos em photoshop, tens um jeitnho do crlh!

      • BigCareer disse:

        Favelas com internet, brasileiros servindo café… é mostras que não sabes porra nenhuma sobre o Brasil e sobre o mundo, pois enquanto Portugal é um dos países mais fudidos da Europa, o Brasil é tem o 8º maior PIB do mundo.

        E se eu sou bonito ou não, pouco importa, pois tenho dinheiro para comer as portuguesas que vêm para o Brasil se prostituir =)

  17. Portugues disse:

    Cansei, vou a dar o rabo agora.

  18. William disse:

    vai tomar no cu bruno, se n gostou do jogo vai jogar outro então filho da puta.

  19. Portugues disse:

    O gajo que fez este topic é um ordinario sem educaçao nenhuma. Enfim, nao vai ser ninguem na vida

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: