Análise: Toe Jam e Earl (Mega Drive)

tje-cover

Em 1991 foi lançado no mercado Toe Jam e Earl, que é considerado um dos melhores jogos do mega drive por fãs do console. (Quem discordar apanha)

Como criança é tudo retardada e tem uma péssima dicção, agente apelidou o jogo de “Salsicha e Pão”, vide a semelhança entre os personagens e um hot dog.

A historia do jogo é bem simples, Toe Jam esta viajando rumo a seu planeta natal quando resolve puxar um ronco e deixa o Earl no comando da nave:

novaimagem1

Lá, os astronautas vão pelo céu

Capturando os planeeeetas

E , as naves que poderão com seu vôo

Superar os cometaaaaaaas

Que giram, que giram , que giram.

toejam-crash1

Então Earl bate num cometa, e a nave cai no planeta terra (reparem que deve haver algum tipo de grilagem, já que as terras estão totalmente dispersas).

acidente-toe-jam

Como por milagre, os dois sobreviveram, e agora tem que juntar os pedaços da sua nave pra voltarem para seu planeta Funktron.

nave

Reparem que o roteiro do jogo é bem similar ao de um certo seriado, onde pessoas sobreviveram à uma queda de avião e ficam isoladas numa ilha cheia de monstros tentando voltar pra casa.

lostttt

Agora tu escolhe entre o Toe Jam, mais rápido porem menos life ou o Earl, que tem a barrinha de energia um pouco maior que o Toe Jam, mas em compensação é deveras lento.

toejamearlfunk

A jogabilidade do jogo é boa, e não tem muito o que fazer. Parte esquerda do controle movimenta o personagem(obvio), botões usam itens e entram no menu. SIMPLES!Dentro do menu você vai poder escolher entre os itens a serem usados.

tje2

Os itens que vão te ajudar estão dentro de presentes. Não adianta decorar as caixas, pois cada vez que você inicia um novo jogo, os itens mudam de caixa. Nesse caso, só usando os itens ou pagando para um pederasta vestido de cenoura pra descobrir o efeito de cada presente. Os presentes são coletados nas fases ou comprados na caixinhas de correio mediante pagamento e impostos tributários + 60% de taxa de importação.

toejam_and_earl

Os itens serem para coisas básicas como super hi-tops que aumenta a velocidade, rocket skates aumenta MUITO A VELOCIDADE, tênis com molas, asas , bóias para atravessar lagos, tomates que servem como armas,etc. Existem também os itens que enchem a barra de life, assim como as que causam dano, como queijo mofado, algumas comidas estragadas e até BROCOLIS (a criançada rejeita).

toe-jam-cake

toejam01

O jogo é dividido em 25 mapas, que na verdade são ilhas sobrepostas, ai tu tens que pegar o elevador pra ir pra subir pra próxima ilha, ou pular o precipício caso queira descer (ai conte com a sorte meu amigo). Nesses 25 mapas você vai achar as criaturas mais bizarras da face da terra. Dançarinas de hula-hula que te fazem dançar, diabretes que enfiam o tridente no teu rego, livro que faz você cair no sono e fica vulnerável a ataques, dentistas e outras coisas estranhas. Reparem que o jogo tem muita coisa que a criançada rejeita como o brócolis, dentista, livros… Bela sacada dos criadores.

elevator

A diversão do jogo é bem maior se jogado em dupla, sendo um dos primeiros jogos cooperativos em que é dividida a tela quando os personagens se separam, permitindo assim o mapa ser explorado mais rápido e cada um pode cuidar da sua vida. Algumas cenas cômicas ocorrem quando os dois personagens estão juntos, como diálogos no elevador. É possível fazer um cumprimento “Mano” quando um personagem aproxima do outro, dividindo assim a barrinha de life. Jogo bem socialista, diga-se de passagem.

yoearl

E por ultimo e não menos importante, a trilha sonora do jogo é incrível, nada de rock, nada de musica pesada. Funk! Exatamente, o funk é a trilha sonora do game, mas não confundam com o funk carioca. No jogo se trata do funk dos anos 70, aquelas musicas com batidas e muito groovin no baixo. Na minha opinião é uma das melhores OST (original soundtrack) de todos os games.

sega

Jogo recomendadíssimo, principalmente se você quer se livrar daquele guri de prédio filho da vizinha que vem na tua casa só pra jogar vídeo game e não te deixa em paz. Deixe ele jogando e vá estudar!

Gráficos: star-color23star-color23star-color23star-color23star-color23
OST: star-color23star-color23star-color23star-color23star-color23
Jogabilidade: star-color23star-color23star-color23star-color23star-half
Gameplay: star-color23star-color23star-color23star-color23star-color23star-color23
Diversão: star-color23star-color23star-color23star-color23star-color23
Geral: star-color3star-color3star-color3star-color3star-color23

toejamdanceedance1 CURIOSIDADES:

*O jogo faz muita analogia sobre a cultura Funk dos anos 70

*Foi o jogo mais alugado nas locadoras no ano em que foi lançado.

*É considerado por muitos os mascotes “não oficiais” do mega drive.

*Toe Jam usa uma corrente de outro envolta no pescoço, exatamente como Flavor Flav (um rapper estadunidense)

*Esteve previsto uma continuação do game para Dreamcast (inclusive com modo online) mas esse jogo nunca foi terminado.

*O jogo parece ter sido inspirado pelas histórias de D.R. and Quinch na revista em quadrinhos 2000 AD, que conta sobre uma dupla punk de alienígenas (um magro e gozador, como o Toe Jam, e outro enorme e burro, como o Earl) quem têm aventuras similares e qual foi desenhado em um estilo similar.

*Toe Jam & Earl ainda apareceram em 2 cartuchos de pintura para o Mega Drive: Art Alive e Wacky Worlds.

* A Paramount adquiriu os direitos para fazer um longa de animação com o ToeJam e Earl a ser produzido em parceria com a Nickelodeon. O desenho seria baseado no terceiro jogo da série.

*Batera é nintendista

Sobre VIDEL
Como me definir? vá em /configurações/opções/melhorar resolução da cara do videl

13 Responses to Análise: Toe Jam e Earl (Mega Drive)

  1. brunocarreirao disse:

    Eu até ia reclamar de ter sido atropelado

    Mas análise ficou mto foda hahahahahhah

  2. pirs disse:

    SEM DÚVIDA, UM DOS MELHORES JOGOS DE 2 PLAYERS JÁ FEITO!

    JAMMIN’!

  3. Matt disse:

    totalmente excelente…

    não entendi algumas curiosidades… Batera é o que? O_o

  4. Tsunami disse:

    Nintendista.

  5. diegobatera disse:

    Virou piadinha em todo santo post, agora.

    TOME NO MEIO DO SEU CU, VIADEL; E VOCÊ TAMBÉM, TSU. _|_ ¬¬

  6. Raphael Belmont disse:

    DJÉMIM!

    E o Videl diz que não é bom resenhator. Beleza de matéria, essa. Só faltou mencionar os aerolitos, que são os easter eggs do jogo =D

    E a ultima curiosidade é uma verdade inegável.

    =Dd

  7. 9voltclub disse:

    Lol Roberto Gomez Bolonheza aprovou ;p

    Só esqueceu de dizer que o terceiro saiu no Xboxta, mas ninguém jogou pq a SEGa fez exclusivo na época que o PS2 mandava

  8. xniperwolf disse:

    Cara, eu joguei com força esse jogo. É muito viciante, principalmente de 2! =]

    É uma obra prima, o jogo é muito divertido e tem muita coisa engraçada.

    Acho que o unico problema seria entender para que serve cada personagem no jogo, como o cara de cenoura, o correio, o mago, papai noel… e poraew vai.

    Mas é show esse jogo! =]

    Visitem meu blog:
    http://therater.wordpress.com/

  9. marcos paulo de oliveira disse:

    sem comentarios é so jogando mesmo para voce saber.

  10. Pingback: O Melhor do Mega Drive – Plataforma « Old Games Zine

  11. Demilia disse:

    Gente para tudoo… esse é o game que mais marcou minha infância e o começo de uma grande amizade que tenho até hj =)
    Eu simplesmente amo de paixão e ainda esses dias atras eu estava falando dele com minha melhor amiga (Débora) e nós ñ paramos de rir por varios motivos e das excelentes tarde que passamos jogando esse joguinho!!
    Valeu e muito obrigada pra quem postou esse jogo, fazendo as pessoas que curte games relembrar a boa infância que teve! =^.^=
    A-M-E-I

  12. Jogo excelente mesmo, inesquecível!

  13. chacaL disse:

    Nossa, eu conhecia por Salsicha e Salsichão =|
    MUITO foda!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: