FTW Challenge: Spider-Man and the X-Men in Arcade’s Revenge (SNES)

Me ferrei. O prazo para zerar o game foi de uma semana, e expira daqui a 5 minutos…

Challenge Status: FAIL

A turminha do barulho que vai tirar seu sono

A turminha do barulho que vai tirar seu sono

Não deu pra mim. Até tentei, xinguei, bati o pé no chão, usei save-states… aliás… vou contar aqui minha história, o famigerado save-state foi a causa maior do meu fracasso.

Tudo começa bonitinho, você é o homi-aranha e precisa catar uma bombinhas numa espécie de prédio sem parede lateral na primeira fase-tutorial (nessa época nem existia isso, mas tudo bem…).

Yay -o/

Yay -o/

Tudo é lindo, você aprende a usar a teia, escalar paredes, curte a música que é bem catchy e tal… daí pega todas as bombas usando o senso do aranha para localizá-la e passa de fase super empolgado, sem imaginar o que te espera depois.

Uh-oh... É uma cilada...

Uh-oh... É uma cilada...

Tá, beleza então… agora você se sente o maior incompetente porque foi capturado na tentativa de salvar os 4 X-Men capturados antes.

Heroic FAIL

Heroic FAIL

Aí o jogo começa, cada herói tem suas próprias fases para passar e escapar da fúria do Arcade, e as vidas são compartilhadas com todos, SEM CONTINUES.

Eu comecei pelo Spider man, já estava acostumado com os controles e tudo parecia mais fácil na fase dele.

Carnage morre e fica peladão

Carnage morre e fica peladão

Venci as duas sem maiores problemas, só precisei pesquisar como matava a criatura cinza que parece um rinoceronte louco depois do Carnage (não o Caio), é só usar o web swing, dando patadas na cara dele. Well done, Spidey.

Agora me empolguei, tenho 4 vidas, vou encarar as fases do Wolverine, dizem que é difícil… – pensei com meus botões.

Fase irritante, colorido irritante, inimigos irritantes...

Fase irritante, colorido irritante, inimigos irritantes...

Agora sim o jogo começa a ter a fama que tem. A fase do Wolverine é totalmente irritante, você foi jogado numa espécie de loja de brinquedos gigantes do mal que não param de rir, uma risada extremamente irritante que faz você sair do sério e sofrer dano toda hora… ainda bem que Wolvie pode se auto curar-se sozinho sem ajuda de ninguem quando fica parado, nesse momento o frame skip do emulador também ajuda.

O primeiro boss é chato, mas nem chega perto do que vem a seguir.

O primeiro boss é chato, mas nem chega perto do que vem a seguir.

Então depois de muita irritação, você encontra o primeiro boss, um robô saltador azul que te mata com 4 socos. Ok, nada muito impossível, corra por baixo dele quando ele saltar, bata e corra, repita a operação e assista a explosão.

– 5 vidas, vou acabar logo com as fases do Wolverine… Yay!

Doce engano.

RUN LIKE HELL... NOT!

RUN LIKE HELL... NOT!

A fase começa, musiquinha bacana (as musicas do jogo são muito legais, sério!), daí você percebe algo diferente, um cara correndo atrás de você… daí qual a sua reação!? CORRER! Correr até o fim da fase sem ser alcançado pelo Juggernaut alucinado que vem atrás. Muito bem, você falhou.

Depois de morrer 2 vezes no final da fase, descobri que precisava atacar o bicho, bater e correr mesmo, e derrubar umas vigas e pesos gigantes da ACME que não pertencem a esse jogo mas por algum motivo estão pendurados lá para isso.

1 tonelada na cabeça e ... o bicho segue como um trem descontrolado

1 tonelada na cabeça e ... o bicho segue como um trem descontrolado

Eu esgotei minha paciência e todas as vidas tentando detonar o cara, usei save-states, assisti videos da façanha no you tube, tentei estratégias diferentes mas o cara não morria. Cansei dele, vou tentar outra fase.

Op-Optic Blast-Bl-Blast

Op-Optic Blast-Bl-Blast

– Cyclops. Cyclops parece ser maneiro, o cara atira em varias direções, sá socos e chutes e anda em carrinhos de mina, vou tentar a fase do Cyclops agora.

Beleza, mais uma música bacana e um novo desafio. Comecei a avançar e cheguei em uma parte onde uns monstros estranhos apareceram, eles eram imunes ao meu poderoso optic blast, então a solução foi…

Ch-Chute no traseiro!

Ch-Chute no traseiro!

Já estava me divertindo à beça, chutando monstros, dando rolé de carrinho de mina, catando diamantes quando de repente, um salto errado mudou minha história.

FFFFUUUUUUUUU

FFFFUUUUUUUUU

Nesse momento, sem pensar muito, voei no teclado para apertar a tecla de LOAD STATE e voltar em paz para o último ponto salvo, foi aí que a merda aconteceu… no calor da batalha, ao invés de LOAD, pressionei SAVE… e então, agora tenho isso salvo:

Spider-Man and the X-Men in Arcade's Revenge (U)_00072

É isso. Fim da novela.

Antes do ocorrido, dei uma olhada nas fases dos outros heróis. Storm é terrível, só para resumir, é uma fase aquática, com controle horrível e oxigênio limitado, já sabe né? Gambit foge de uma bola gigante e tem tiros (cartas) limitados, além de tudo a fase dele é um inferno de plataformas curtas para saltar e lotada de inimigos.

Não faço idéia do que vem depois, acho que risquei eternamente esse jogo da minha vida.

Obrigado Diego Batera pelo desafio, e parabéns por ter conseguido um dia terminar essa tortura.

E agora, como bonus, uma imagem do Carnage nuzão:

ooo err

ooo err

Bons sonhos e até o próximo FTW Challenge!

Sobre Matt
Em 2003 inventou de criar um fotolog de mini-resenhas de arcade (/pushstart) e acabou conhecendo um bando de problemáticos que gerou uma zine (OGZ), um blog de resnhas (FTW) e agora a fusão dos dois (OGZFTW).

21 Responses to FTW Challenge: Spider-Man and the X-Men in Arcade’s Revenge (SNES)

  1. Max Carnage disse:

    Oh! Cletus Kasady do jeito que o Vampetta apareceu na G Magazine que eu nunca vi na vida, só pra constar. Po parabens por ter chegado tão longe uhahauh. Agora fiquei super curioso pra saber o que vem depois nas fases do Gambit e da Storm… mas deixa pra la xD

  2. JT disse:

    Chegou longe Matt, parabéns.
    Eu mal passo da fase do Spiderman, tudo nesse jogo é precário demais, parece um port de NES pro SNES.
    A fase da Tempestade é um caralho de tão foda.

  3. Alexandre disse:

    Putz, nem me fale desse jogo, Matt… Ficava horas e horas usando save states para passar a maldita fase do Wolverine. Só consegui depois de muuuuuuuito tempo, mas nunca terminei esse jogo.

  4. Bruno disse:

    Cara, se tu conseguisse zerar esse jogo provavelmente seria o proximo integrante dos x-men, eu consegui zerar esse traste, mas porque a rom vinha com um trainer (life\vidas infinitas), mesmo assim eu so passava com SELECT + B pra pular de fase. Sinceramente… os desenvolvedores dessa “maravilha” provavelmente não tinham mãe.

  5. diegobatera disse:

    não sei como, mas eu zerei esta bagaça uma vez, em 2003, acho =\ anyway, parabéns, Matt pela tentativa!

    e as legendas ficaram bem AUEHauehaiehauiehU!

  6. brunocarreirao disse:

    Dar SAVE ao invés de LOAD

    Tô ligado, isso me impediu de me tornar uma lenda da internet =(
    https://ftwgames.wordpress.com/2009/04/21/wtf-analise-alex-kidd-bmx-trial/

  7. Azrael_I disse:

    Huahuahuah, como eu disse, FUCKED!!!

    De boa agora, esse é um dos jogos mais difíceis que já vi… o controle, os gráficos, as músicas, tudo é ótimo… mas o jogo é DIFÍCIL mesmo! Até que enfim, um jogo antigo que não é difícil por causa da jogabilidade ou coisa assim… Hardcore puro! Parabéns para quem já conseguiu terminar(eu não consegui, que fique claro, mas ainda vou).

    Duas dicas: quando dá game over, aparece a tela de Press Start(aquela primeira foto, com os cinco heróis juntos, e vc pode optar por continuar da onde parou, com as fases que fechou. Quanto ao que vem depois da primeira parte do Gambit, é simples: vem simplesmente a chefe mais difícil do jogo, a mutante vampira Selene(inimiga pessoal da Fênix, para terem uma idéia…). Já a segunda parte da fase da Tempestade eu não lembro direito, mas é de novo uma fase na água.

  8. Tio_Panda disse:

    Nossa cara… Mas voce também, tu fostes um garotinho jvenil maroto e inxeperiente com os save states…. Sabia que é possível configurar uma tecla para realizar a operação oposta ao frame skip? Subtração? Alguém pergunta? Não! VOLTAR NO TEMPO!!! Portanto, ao se fuder em um joguinho escroto, antes de dar load state, eu semrpe prefiro dar Frame Rewind, ou sei lá como chama… Se por acaso eu acabar voltadando demais no “tempo”, aí com calma, frieza e sagcidade, eu apelo pra load state…

    E também, poxa, custava váriar os states? é sempre bom usar mais de um save state… No meu Zsnes posso escolhe-los apertando F3, ou alternar entre eles de um em um com Page Up e Page Down…

    E mesmo que você tenha salvado a tela de game over por cima de seu único state, a tecla de Rewind poderia lhe salvar, ela sempre tira o meu da reta quando eu salvo nummomento pouco agradavel ou ortodoxo…

    Talvez, seja ateh possivel voce dar load e usar a tecla… pode ser que funcione, aih jah nao tenho certeza pois nunca o fiz… Mas acho que o melhor memso eh manter afastado dessa desgraça em forma de cartucho!
    Na minah epoca de guri de locadora eusoh passava da fase tutorial do aranha… Jah o resto nao passava de nada… Nao me lembro de ter tido experiencia com este jogo no zsnes, mas depois deste post, tbm nem quero… enfim, ateh!
    o/

    • Matt disse:

      Eu até sei do frame rewind, mas não costumo salvar em varios slots – acho que save state já é cheat o suficiente, ainda mais fazer vários deles? Nah…

      E eu não “voltei no tempo” porque a paciência já tinha se esgotado, foi bom enquanto durou… NOT

  9. Justo disse:

    Tou pegando as manhas desse jogo, no qual chamar ele de difícil é pouco. Por enquanto passei das primeira fases de cada um.

  10. marlon gabriel fonseca de oliveira disse:

    eu consegui passar a primeira fase mais agora vendi meu video game eu nunca consegui abrir os x-men

    • Max Carnage disse:

      mano, se vc passou da primeira fase é lógico que abriu os x-men…

      • marlon gabriel fonseca de oliveira disse:

        ai eu só passei 1 fase ai olha na na téla numero 3 dese
        site no terceiro desenho é só o q eu consegui mano vc tem sites do homen aranha passa pra min mano

  11. Fernando disse:

    é impossivel passar da fase do Juggernaut!!!
    Se alguem conseguiu, da a dica!
    por favor

  12. Marcelo Victor disse:

    Caro Matt.

    Consegui passar do Juggernaut, vc tem q bater pra valer nele com as garras e tentar fazer os pesos cair na cabeça dele!

    Vlw..

  13. paulo disse:

    eu acho que entre vocês eu sou o mais monstruoso eu não zerei mas eu ja passei todas do spider cheguei no fim da segunda fase do gambit passei a primeira do wolverine e todas do cyclope agora pasmen eu fiz tudo isso a moda antiga no super nintendo e um cartucho falssificado!!!ah e antes que eu me esqueça não passei nenhuma da storm.

  14. Predador disse:

    Meus amigos eu passei de todas as fases menos a 2ª do wolverine. sem dicas, sem vidas infinitas, sem pular de fases, no super nintendo. até sonho com aquele desgraçado correndo. derrubei todas as bigornas na cabeça do maldito mais o cara é de aço. vou tentar mais uma vez já que o colega disse que passou e só porque vai ser no pc. fuiii abraços

Deixe uma resposta

