Midway Arcade Treasures 1

Midway_Arcade_Treasures_Coverart

Coletâneas, sempre elas, tremendo caça-níqueis para alguns, uma pequena caixa de surpresas para outros. Melhor do que uma coletânea de jogos que já temos nos emuladores, só mesmo uma com jogos que pouco conhecemos, mesmo que sejam jogos da Midway. Será apresentado aqui, ao longo desse Domingo (se der tempo) as resenhas para falar sobre toda esta coleção em 3 volumes.

O primeiro a ser lançado de todos foi este em 2003 que ganhou versões para PS2, Xbox, Gamecube e PC e traz 24 jogos na sua lista. Enquanto todos pensamos que isso é grande coisa, de fato é verdade, e só não foi pior por causa deles mesmos na Midway que não souberam caprichar nas coisas que fazem, quanto mais numa coletânea pra contar sua própria história. Enquanto todos os jogos tem uma emulação perfeita, o departamento de extras acaba por decepcionar mesmo diante da quantidade de material disponível.

Essa parte se divide em 4: história, galeria, entrevistas e trivia. O primeiro erro: nem todos os jogos tem material. O mais simples de todos, a galeria, é bem completa ao trazer fotos de como eram as máquinas de fliper, os manuais e propagandas direcionadas aos donos dos fliperamas, mas só alguns jogos tem essa seção disponível. O mesmo segue pra parte de história que, se vi bem, só 2 jogos tem essa parte aberta mas só trazem texto e mais texto. A parte de trivia é a mais diversa pois algumas trazem só texto e outras trazem um pequeno jogo de escolher a resposta certa que é recompensada com algum membro da produção falando sobre o caso.

MAAAAAAAAAAAAASSSSSSS… essa parte e a de entrevistas sofrem do mesmo mal: os jogos que as tem trazem depoimentos que parece que foram gravados há mais de 10 anos em câmeras vhs bem arcaicas e provavelmente editadas numa versão bem primária do Windows Movie Maker. Áudio e vídoe bem ruins para trazer entrevistas onde falam sobre coisa bem interessantes sobre a criação e desenvolvimento de jogos como Gauntlet e Smash TV, uma verdadeira pena. Tempos depois esse jogo também foi lançado para o PSP com o nome Midway Arcade Treasures Extended Play e traz 21 jogos, sendo que alguns foram eliminados para incluir Mortal Kombat 1, 2 e 3.

Veja abaixo a lista de jogos deste volume 1 e clique nos seus nomes para assistir algum vídeo e ver do que se trata, alguns são mesmo bem obscuros e antigos:

720° Blaster Bubbles Defender Defender II Gauntlet Joust

Joust 2: Survival of the Fittest     Klax Marble Madness Paperboy

Rampage Rampart Road Blasters Robotron: 2084 Root Beer Tapper

Satan’s Hollow Sinistar Smash TV SPLAT! Spy Hunter Super Sprint

Toobin’ Vindicators

Como novidade, é possível salvar configurações, avanços e placares, algo muito útil. E por se tratar de uma coletânea fica ruim classificar o jogo com o sistema de estrelas, sãovários jogos de vários estilos diferentes onde pesa o fator nostalgia e os extras, então esse é mais fácil olhar os vídeos dos jogos disponíveis e tirar sua própria conclusão. Fique de olho aberto para a resenha do volume 2:

6 Responses to Midway Arcade Treasures 1

  1. Max Carnage disse:

    Midway pra mim lembra MK sempre haha… mas curiosa as 3 coletâneas, quem sabe um dia, pá…

  2. matheus disse:

    qeria sabe d um jogo ae d barco de dream quest.
    eu tinha ele + o jogo pifo e perdi o cd.+ qeria ele pra pc neh

  3. Gamebr disse:

    os graficos sao bastante agradaveis,vale a pena jogar, ainda bem que eu ja tenho no meu pc!

  4. José Miranda disse:

    É preciso avaliar o que lhe será importante nessas coletâneas da Midway. Não se pode julgar e comparar esses jogos pelos atuais. É bom lembrar que eles são o primórdio do vídeo game (em arcades-fliperamas), e foram lançados no fim dos anos 70 e início dos 80. É de apreciação dos “cascudos”, como eu, que viveu essa época. Creio, que assim como os precários vídeos e material incompleto, essas coletâneas são fiéis as suas produções e de imenso valor histórico tanto como saudosista. Ao invés de qualquer comentário “lamentável”, deveria-se dar parabéns a quem se dispôs a publicá-los em nome de quem realmente dá valor a esse material.

    • colimar disse:

      Justamente por conhecermos a midway sabemos que meteram esse material antigo mal feito só pra falar que colocaram um extra e nem isso fizeram direito. Isso só piorou nas outras coletâneas quando não fizeram testes e colocaram emuladores acelerados ou com bugs nos gráficos que atrapalham a experiência e fica difícil se divertir. Outras empresas fizeram direito seu serviço então não tem desculpa.

      • José Miranda disse:

        Colimar, realmente você tocou num ponto que observei tanto nas coletâneas da Midway quanto nas da Taito. Acho que tentaram, de certa forma, tornar os jogos mais difíceis para que não parecessem ridículos perante as novas gerações (acho).
        Gostei muito das coletâneas da Namco porém só para o PS1, pois na do PS2 há algumas discrepâncias.
        Vlw

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: