DUPLATONADO: Megaman (NES) – Parte 2

Matt assumindo o blue bomber aqui. Cosmão fez uma ordem doida, eu sempre gosto de jogar na ordem das armas, Bomb – Guts – Cut – Elec – Ice – Flame, mas agora que já temos a arma do Cut Man, hora de seguir uma nova ordem.

ELECMAN STAGE

A fase do Elec Man, ou CHOQUINHO MAN, tem a musica mais legal do jogo, na minha opniao, mas a fase é DEVERAS CHATA. Logo de cara, assim que você entra em cena, um desafio que pode te tomar alguns minutos de vida e torrar muitos centímetros cúbicos da sua paciência: três plataformas para subir, com robozinhos rasteiros indestrutíveis e a obrigatória precisão de um cirurgião na hora de saltar para subir até a escada, e olhe que isso é apenas a primeira tela.

Depois de muitos xingamentos, energia perdida e saculejos no controle, conseguimos subir. Agora o negócio é ir subindo e subindo, a essa altura você já percebeu que esse Megaman tem um controle PÉSSIMO, principalmente quando um salto preciso é exigido. Siga subindo, matando os robôs verdes antes que eles te derrubem das escadas até encontrar os [Blocos ZUIM]. Esses blocos são um desafio que virou um clássico da série, presente em praticamente todos os títulos seguintes. Aqui basta decorar o padrão que as pedras aparecem e fazer os saltos na hora certa, alguns saltos terão que ser dados no escuro, antes do bloco aparecer, lembre-se jovem: “a prática leva à perfeição”.

Subindo e subindo, os desafios se repetem, até uma parte onde você vai encontrar duas escadas paralelas. Suba pela direita aqui, é mais fácil, pode crer. Chegando em certo ponto dessa escalada, Megaman encontra uma nova arma, que eu batizei de “plataformadora” – a criadora de plataformas – uma arma bastante útil em certas partes do game, e será já usada nessa fase. Use a arma do Guts Man que você já adquiriu para arrancar os blocos e pegar a Plataformadora. Suba dessa vez pela escada da esquerda para ter uma vida mais fácil, no topo da torre, o temível ROBÔ FERRO DE PASSAR te aguarda, hora de equipar a Plataformadora [M] e criar um par de plataformas acima da sua cabeça, assim que você largar a escada. Seja rápido, crie e suba nas plataformas alto o suficiente para conseguir saltar sobre o robozão. Entre no portão do chefe, suba mais dois níveis esquivando-se dos choques e perepare-se para enfrentar…

Boss: Elecman

Choquinho não é difícil, use a arma do Tesourinha, entenda como ela funciona e você não terá muitos problemas contra ele. Cuidado com o Ele shot, que ocupa bastante espaço na tela e viaja de forma sinuosa… seja habilidoso ou … use a infalível TÁTICA DO SELECT.

Como assim, Matt? WTF? É simples, mas desonesto. Percebam que nas fotos acima, uma capturada segundos após a outra, Elec morre com apenas 1 tiro. Exatamente. Esse Megaman tem um bug muito famoso, causado pela famigerada pausa com o botão Select. Pausando o game no instante em que o inimigo é atingido, o jogo vai pausar – lógico – mas não a invulnerabilidade do chefe, ou seja, alguns centésimos de segundo pausado é suficiente para o chefe parar de “piscar” e receber outro dano assim que o jogo é despausado. Repita rapidamente a operação para vencer qualquer chefe em segundos. Essa dica serve para armas que o tiro “atravessa” o inimigo.

Matando o Choquinho – seja da forma honesta ou não – siga para a fase mais fria do game.

A fase do gelo é curtinha e divertida, dá pra passar de primeira sem problemas… aqui você vai encontrar uns inimigos estranhos, como os Pinguins Kamikazes e uns robozinhos que literalmente perdem a cabeça. Coisas do cotidiano.

Siga o caminho natural e você encontrará mais dois puzzles com Blocos Zuim para vencer. Esses são mais chatinhos, mas – mais uma vez – decore a sequência que eles aparecem, seja preciso nos saltos e siga em frente. O último desafio envolve plataformas flutuantes hostis, esses peões revoltados não estão nada satisfeitos com um robô azul pesadão pulando nas suas cabeças. Espere o momento certo e vá saltando de robô em robô, esquivando-se dos tiros e destruindo os Pinguins Kamikazes que aparecem. No final desse pula-pula, você chegará no corredor de acesso ao chefe Gelinho, nesse corredor aparecerão infinitos Pinguins Kamikazes, aproveite para encher sua barra de energia e coletar m&m’s que dão pontos, aliás … esqueça os m&m’s …. os pontos não servem para NADA nesse game.

Boss: Iceman

Gelinho é um pobre infeliz, o chefe mais inerte do game. Ele vai ficar ali no cantinho dele, atirando picolés de água em slow motion na sua direção. Use Elec shot sem pena, use o truque sujo do Select para um resultado mais eficiente, ou seja paciente e esquive dos tiros dele e ataque na hora certa para wins.

Agora é com você, Cosmão!

Sobre Matt
Em 2003 inventou de criar um fotolog de mini-resenhas de arcade (/pushstart) e acabou conhecendo um bando de problemáticos que gerou uma zine (OGZ), um blog de resnhas (FTW) e agora a fusão dos dois (OGZFTW).

One Response to DUPLATONADO: Megaman (NES) – Parte 2

  1. Cosmão disse:

    Nem sabia desse truque do Select……….¬¬

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: