Retro Comparativo Especial: Nintendo Entertainment System VS Sega Master System

Vamos entrar em um assunto deveras delicado e que rende longas discussões em foruns, chats, mesas de bar, casas de arcade (ainda existem?) , jantares de família, etc. É a eterna briga 8 bits Sega x Nintendo. Quem é o melhor? Vamos analisar por uma ótica comparativa.

Todos nós sabemos que o Nintendo Entertainment System (NES) dominou o Master System (SMS) em termos de vendas e em quantidade de jogos e que, por uma perspectiva de hardware, o SMS era ligeiramente mais poderoso e processava mais cores que o NES, com idêntica resolução de tela. Para compensar essas diferenças técnicas, o NES recebia muitos ports de arcade e tinha o suporte das “third-parties”, também os oito meses de diferença de idade entre eles deu uma boa vantagem ao console da Nintendo.

Mesmo assim, as opniões são sempre muito divididas. Muitos dizem que o Master System foi superior, e por pouca coisa não enterrou de vez o NES, já outros acham o Master muito infantil e limitado em termos de títulos, e que o NES não precisava de muita coisa para ser divertido. Então, como resolver isso de uma vez por todas?

Na minha opnião, JOGOS fazem um console bom ou ruim. Então vou comparar lado a lado 25 títulos dos 2 consoles e arrumar um veredito final para esse comparativo.

As imagens a seguir estão sempre na ordem NES – SMS, ou seja, a imagem do jogo à esquerda sempre vai ser a versão do Nintendinho.

_

Bram Stoker’s Dracula

O game ridículo do Drácula baseado no livro de Bram Stocker que ninguem conhece, mas como existem as duas versões idênticas, é bom usar pra comparação. Aqui a versão do Master System ganha fácil, os gráficos são muito superiores, dá pra ver detalhes como a iluminação realista das velas na parede e a roupa do personagem.

NES 0 x 1 SMS

_

California Games

Aqui os adeptos do Master System abrem um sorrisão. Todo mundo sabe do que se trata “Jogos de Verão”, e dá pra ver só pelas imagens que apenas os gráficos mais detalhados e coloridos do SMS levam fácil essa comparação, já que o jogo é basicamente o mesmo.

NES 0 x 2 SMS

_

Double Dragon

O NES é o campeão dos ports de Arcade, mas aqui levou a pior. Os controles são igualmente ruins nas duas versões, mas Double Dragon do Master é bem superior graficamente e mais fiel ao arcade.

NES 0 x 3 SMS

_

Gauntlet

Temos um caso interessante nesse título. A versão do Nintendinho é diferente do arcade, é um jogo que segue a mesma jogabilidade mas com mapas novos, melhor adaptado para os 8 bits. Já o Master resolveu imitar fielmente o arcade, conseguiu gráficos melhores mas falhou na jogabilidade e diversão.

NES 1 x 3 SMS

_

Ghostbusters

Ok, é meio que covarde comparar Ghostbusters do NES com alguma coisa, o jogo é HORRENDO em todos os sentidos. Mas vamos lá. Além dos gráficos muito melhores, a versão do Master oferece upgrades para o carro e para as armas, além de ser um jogo bom de verdade, diferente da versão “injogável” do NES.

NES 1 x 4 SMS

_

Paper Boy

Mais uma vez – assim como em Double Dragon – o Master supera o NES na arte de copiar os gráficos de um arcade, e mais uma vez os gráficos pesam em um game onde a jogabilidade é praticamente a mesma.

NES 1 x 5 SMS

_

Strider

Assim como em Gauntlet, o Master tentou fazer a versão mais fiel ao arcade possível, e conseguiu, perdendo apenas um pouco na velocidade. Já o NES também repetiu a fórmula e criou um novo enredo, mantendo a mesma jogabilidade do arcade, e ficou realmente muito bom.

NES 2 x 5 SMS

_

Spy Vs. Spy

Pra quem não conhece, Spy Vs Spy foi inspirado nos personagens da revista MAD, o jogo coloca dois rivais em uma casa cheia de armadilhas malucas, o objetivo é um detonar o outro. Aqui o game é basicamente o mesmo nas duas versões, mas vou dar destaque à versão do NES, pelo uso melhor do espaço da tela e não fazer uso desse rosa berrante.

NES 3 x 5 SMS

_

Star Wars

Abrindo um parênteses aqui… Alguem já tentou jogar esse Star Wars? O game é ridicularmente difícil, beira o impossível. Mas enfim… Esquecendo a péssima jogabilidade, vamos dar uma olhada nos gráficos, que são nitidamente melhores no console da Sega, com exceção do Luke parecer uma criança. Outra grande vantagem dessa versão é por ser a menos impossível das duas, ponto para o Master.

NES 3 x 6 SMS

_

Agora vamos dar uma olhada em alguns jogos SEMELHANTES.

_

The 3D Battles of World Runner VS Space Harrier

Eis aqui um raro caso onde a cópia é melhor que o original. Space Harrier tem muitos problemas de flicker (aqueles pixels que piscam na tela, fazendo sumir pedaços de gráficos) que faz você não ver alguns tiros que vem em sua direção, e o sistema de detecção de acerto não é legal. O corredor da versão do NES não voa, fica correndo pelo chão e salta abismos, mesmo assim é um jogo mais interessante de jogar e mesmo com menos cores conseguiu fazer um bom trabalho gráfico.

NES 4 x 6 SMS

_

Super Mario Bros. VS Alex Kidd in Miracle World

Eu realmente queria fugir dessa comparação, mas é inevitável falar em 8 bits sem citar esses dois ícones. Vou tentar ser justo aqui.

Alex Kidd foi a primeira tentativa da Sega em criar um mascote para competir com Mario, fez um jogo épico, comparável a Super Mario Bros – o jogo que vinha no NES – mas cheio de add-ons interessantíssimos, como os veículos e power-ups compráveis com moedas acumuladas pelas fases. Alex Kidd é realmente um jogo tecnicamente superior, mas falta-lhe algo muito importante, e esse algo chama-se fator replay.

Super Mario Bros é uma aventura que faz você comerçar outra vez logo que termina. Tente lembrar-se quantas vezes você jogou Alex Kidd in Miracle World até o fim, e quantas vezes fez isso com o Super Mario.

NES 5 x 6 SMS

_

Super Mario Bros 2 VS Psycho Fox

Todos sabem da história de Mario 2 no ocidente, mesmo assim é um belo plataforma estrelado pela turma do Reino do Cogumelo. Aqui a Sega falhou mais uma vez ao tentar fazer um mascote que batesse Mario, o visual do game é bacana, mas a jogabilidade é um tanto, digamos,  frustrante.

NES 6 x 6 SMS

_

Super Mario Bros 3 VS Sonic The Hedgehog

Creio eu que aqui não há competição, mas não sabia o que comparar à Super Mario 3. Sonic foi lançado nos momentos finais de vida do Master System, talvez uma última cartada da Sega em tentar prolongar alguns meses de vida ao seu console. O jogo assemelha-se à versão do Game Gear e tem bons gráficos, mas Super Mario 3, indiscutivelmente, é um jogo melhor em todos os sentidos.

NES 7 x 6 SMS

_

Battletoads VS Streets of Rage

Justiça seja feita, Streets não poderia nunca ser comparado com Battletoads, a começar pela dificuldade exagerada de um contra a inexistente do outro. A conversão de Streets of Rage para os 8 bits foi muito feliz, mas o jogo – assim como a maioria dos beat’em ups – falha na diversidade, coisa que sobra no game dos sapos lutadores. Outra falha cruel do jogo da Sega aqui, para perder de vez a briga, é a falta de velocidade, deixando o game entedioso.

NES 8 x 6 SMS

_

Final Fantasy VS Phantasy Star

Mais um embate complicadíssimo. Vamos colocar os fatos: Final Fantasy inovou colocando um mundo aberto para ser explorado, possibilitando a criação da sua própria turma de aventureiros e um sistema de batalha que combinou direitinho com o estilo do game. Já Phantasy Star é muito superior graficamente, também tem um mundo aberto, só que uma party fixa, porém cada personagem tem uma história de fundo. Alis e sua turma detonam FF em gráfico, som e história. Para os fãs de Final Fantasy, resta consolar-se com o fato que FF vive até hoje, e praticamente foi quem afundou a franquia Phantasy Star.

NES 8 x 7 SMS

_

Ghosts ‘n Goblins VS Ghouls ‘n Ghosts

Assim como aconteceu em outras conversões de arcade, o SMS tentou reproduzir fielmente o jogo original, enquanto o versão do Nintendinho buscou adaptar o jogo à realidade 8 bits, e mais uma vez consegue um jogo melhor. Os gráficos e fases foram simplificados, mas ao mesmo tempo o jogo roda em ótima fluidez, ambos são quase impossíveis de terminar.

NES 9 x 7 SMS

_

The Legend of Zelda VS Golvellius

Acho que vou ser xingado por comparar esse jogos “não-me-toque”, mas vamos lá. Legend of Zelda foi um grande jogo porque foi um dos pioneiros a obrigar o jogador a sair explorando para descobrir o que fazer para avançar na aventura, uma fórmula bastante utilizada em jogos até hoje. Já Golvellius é um dos primeiros “clones” desse Zelda, tem gráficos mais detalhados e fases em side-scroll, tipo Zelda II. Vou dar o ponto para o Zelda, por toda inovação e trilha sonora viciante.

NES 10 x 7 SMS

_

Ninja Gaiden VS Shinobi

Temos aqui dois jogos semelhantes, ninjas correndo e matando inimigos fase a fase. Nada mais. Ninja Gaiden é um jogo mais divertido e veloz, já Shinobi é uma conversão de arcade que cai no mesmo pecado de outros ports do SMS, é detalhado mas lento.

NES 11 x 7 SMS

_

Punch-Out!! VS Rocky

Jogos de boxe. Aqui temos um duelo interessante, um jogo divertido que praticamente re-inventa a forma de lutar boxe na tela, enquanto Rocky tenta imitar exatamente o que acontece no esporte na vida real. Eu fico com a opção com personagens esquisitões e desengonçados, com ou sem Mike Tyson, Punch-Out!! nocauteia Rocky.

NES 12 x 7 SMS

_

Rad Racer VS Out Run

Rad Racer é um excelente jogo de corrida para o NES, mas Out Run leva fácil esse comparativo. Melhor fluidez de movimentos, gráficos mais detalhados, uma trilha sonora épica e uma Ferrari conversível com uma garota do lado. Nada mais.

NES 12 x 8 SMS

_

Duck Tales VS Castle of Illusion

De um lado, um pato avarento sem calças que se aventura pelo mundo atrás de tesouros, usando sua bengala para saltar sobre inimigos. Do outro, um camundongo afeminado só de fralda que precisa encontrar 7 pedras mágicas para criar um arco-íris e resgatar sua amada. Ambos os jogos são muito divertidos, embora eu tenha jogado muito mais Ducktales e até hoje lembro das músicas – principalmente a da fase final na lua.

NES 13 x 8 SMS

_

Metroid VS Zillion

Metroid é mais um dos ícones marcantes do Nintendinho, um jogo que re-inventou a formula de um side-scroller. O jogo é mais baseado em resolver quebra-cabeças do que sair correndo para a direita derrubando inimigos. Zillion por sua vez foi baseado num brinquedo japonês, mas terminou sendo um belo jogo no Master System, com muita exploração, tiros laser pra todo lado, portas trancadas e tudo mais. Mesmo assim, Metroid leva essa fácil, é um jogo mais completo.

NES 14 x 8 SMS

_

Kid Icarus VS Wonder Boy III: The Dragon’s Trap

Mais um encontro de side-scrollers não convencionais. Kid Icarus envolve um pouco de exploração de dungeons e upgrade de armas e armaduras, mas é um jogo um tanto chatinho. Já esse Wonder Boy não tem muito a ver com os seus antecessores, você vive se transformando em monstros diferentes em busca da sua forma humana, itens e armas também podem ser comprados com o dinheiro acumulado pelas fases. Vou dar o ponto para Wonder Boy, pelo inovação e por ser mais divertido.

NES 14 x 9 SMS

_

Chip ‘n Dale: Rescue Rangers VS Donald Duck in The Lucky Dime Caper


Chip and Dale é um jogo sensacional, ação veloz, ótimas músicas e ainda permite 2 jogadores simultâneos. Já Lucky Dime Caper tem fases mais variadas, incluindo até trechos submersos onde o pato nada muito engraçado, todo desengonçado. Donald usa um daqueles martelos exagerados para atacar, pode também pular sobre inimigos, já os esquilos atiram objetos como caixas e frutas do cenário nos inimigos. Vou dar o ponto para Chip and Dale, por ser duplamente mais divertido e legal de jogar.

NES 15 x 9 SMS

_

Teenage Mutant Ninja Turtles II: The Arcade Game VS Alex Kidd in Shinobi World

Mais um embate difícil. Ninja Turtles é um ótimo beat’em up dos arcades, e foi uma conversão muito bem vinda no NES (um dos motivos por que eu comprei o meu primeiro Dynavision). Por outro lado, é muito legal ver o Alex Kidd vestido de ninja, atirando shurikins e catando espadas poderosas. Apesar de ser muito fã das Tartarugas, vou ficar com o Alex nessa.

NES 15 x 10 SMS

_

Vou parar por aqui, concluindo que o Nintendinho leva vantagem sobre o Master System por ter jogos melhores, perdendo um pouco em quesitos técnicos e detalhes gráficos. Poderia citar dezenas de outros jogos bons, mas não achei comparativo no Master para Castlevania, Megaman, Metal Gear, Contra, Bionic Commando, Blaster Master, Little Nemo, Kirby’s Adventure e outros.

Sobre Matt
Em 2003 inventou de criar um fotolog de mini-resenhas de arcade (/pushstart) e acabou conhecendo um bando de problemáticos que gerou uma zine (OGZ), um blog de resnhas (FTW) e agora a fusão dos dois (OGZFTW).

27 Responses to Retro Comparativo Especial: Nintendo Entertainment System VS Sega Master System

  1. Eurritimia disse:

    Bom post, mas eu só acho o Master mais legal porque tive um na minha infância.

    E eu adoro a “trilha sonora” de Strider SMS. Já zerei esse jogo três vezes só pra ficar ouvindo eternamente a musiquinha do jogo.

  2. Fecker disse:

    Realmente, o NES era top, eu acho que foi o melhor console da história, seguido do Super Nintendo e do Playstation 2.

  3. O Master até tinha os melhores gráficos… mas nao tinha os melhores jogos.

    Isso é um fato antigo q a Sega sempre perdia pra Nintendo.

  4. ReD disse:

    O que??? Ducktales melhor que Castle of Illusion? Nem em sonho! :P
    Interessante o post! Vai a sugestão de continuar a guerra: Snes X Mega Drive, Playstation X N64 X Saturn, Playstation 2 X Dreamcast X Gamecube

  5. Alexandre disse:

    Post simplesmente fantástco, uma verdadeira sessão nostalgia!

    Concordo com a vitória do NES, mas o MS não fica muito atrás não. Novamente, parabéns pelo post.

    Me deu uma vontade de jogar Ninja Gaiden de novo…

  6. Cosmão disse:

    Discordo da maioria, mas vamos por partes.

    O primeiro seria Mario vs. Alex Kidd. Mario tinha quantidade e qualidade, mais fases e com qualidade. Alex Kidd trazia qualidade e profundidade, mas não com a quantidade do Mario, tinha gráficos lindos e itens pra ser comprados. Acho que um empate seria o ideal.

    Segundo, SMB2 nunca poderia competir com Psycho Fox e ganhar. Simples, SMB2 era um port de outro jogo de NES. Até hj é considerado o pior Mario pra NES.

    Agora, SMB3 e Sonic……disputa difícil, temos as fases profundas de Mario com o capricho do Sonic 1 do Master, eu daria empate aí também, ambos brilham no que se propõe a fazer, não acho que exista um MELHOR dos dois. Os dois são bons e pronto.

    Os dois Ghouls/Ghosts eu achei injusto. A versão do Master é nitidamente melhor, com controles melhores e gráficos melhores. A do NES, além de ter gráficos fraquíssimos até pro console, é cheia de bugs e coisas zuadas.

    Golvellius é outro que merecia vencer. Zelda 1 é muito limitado, principalmente se comparado com Golvellius, que sozinho tinha 3 perspectivas de jogo, 5 mapas enormes e muitos chefes, todos diferentes uns dos outros.

    Ducktales não tem o mesmo apelo de Castle of Illusion, que dirá Land of Illusion, o melhor jogo de personagem da Disney nos 8 bits. Nisso o NES ficou devendo, mas não muito. Os dois Ducktales são ótimos, independente disso.

    Tartarugas Ninja com Alex Kidd in Shinobi World eu achei uma comparação sem sentido.

    No mais, os dois consoles se equivalem, um com mais qualidade, outro com maior quantidade. Mas eu prefiro o Master System.

  7. Raphael Belmont disse:

    O Cosmo falou tudo o que eu tinha pra falar. Apesar de eu ser um fã dos 2 consoles, ainda prefiro o Master System. Talvez seja pelo fator nostalgia, afinal foi o meu primeiro console, mas é isso aí.

  8. VIDEL disse:

    pois eh… master tinha uns jogos tristes…. nes tinha uns horriveis tbm. Qualidade gráfica e sonora master vence sem dúvida. O problema é que nes tinha mais jogos realmente! Master system sofreu do mesmo problema que o saturno….
    mas achei o post bem legal :]

  9. Max Carnage disse:

    Bom, 8-bits não é minha praia ao contrario dos 16, achei bem interessante a matéria. O que eu discordo ai é q a trilha sonora do Zelda é viciante. Aquela musica o jogo inteiro me irrita mto hehe

  10. Aurrai disse:

    que??? Ducktales melhor que Castle of Illusion? Nem em sonho! :P

    [2]

    E Turtles com Alex Kidd realmente é uma comparação estranha.

    No mais, fodão o post. Parabéns.

  11. Nigazallucard disse:

    Achei muito louka a ideia do post mas achei tb as comparaçoes meio q nada a ver.

    Eu tive nes nessa geração e logicamente prefiro o memso, mas claro q o master tb tinha bons jogos. porem apesar dos games apresentados terem temáticas parecidas, o fator GOSTO fala muito mais alto! não da pra comparar jogos diferentes NUNCA!

    Seria comparar kof vs street fighter. nunca ia ter um veredicto pq ambos são jogos DIFERENTES, memso sendo de luta. e sao FEITOS PRA PUBLICOS DIFERENTES, essa é a verdade em varios games aqui. Ainda mais sendo consoles com CAPACIDADES DIFERENTES… o nes SEMPRE PERDE em conversoes pra ambos consoles,graficamente falando.

    Resumindo ambos foram otimos consoles, Mas PRA MIM o melhor sempre sera o NES devido aos jogos, etc,

  12. Sabat disse:

    Belo post XD

    Não concordo com a maioria dos veredictos, mas também, a maioria das comparações eu não faria, ou não com a maioria desses games pelo menos XD

    Em suma, o NES para mim é o caso do console mais fraco que arrebenta o mais forte, igual o PS2 fez com o Cube e com o Xbox, ou o PSx fez com o N64.

    Ele é muito melhor por ter mais jogos e em maior variedade, mas se formos comparar o que eu acho justo, que são apenas os PORTS de jogos lançados para ambos, o Master provavelmente terá jogos melhores.

  13. Robert disse:

    Caracaaaaaas
    olhaaaaa
    muita coisa injusta
    tive os dois consoles
    e sinceramente
    MASTER FOREVER
    e quando ao alex kidd cara?
    ZERO ATÉ HJ!
    tenho o emulador do master, e foi o segundo jogo que eu baixei (primeiro foi o phantasy star hehe)
    mario? nussa, só zerei uma vez pq émedonho akilo!!!!!
    Phantasy star foi detonado posteriormente pelo FF onde?
    sendo ki existe uam versão do PS de master pra GAME BOY ADVANTACE e PS2??
    parou de produzir pq a sega faliu, a nintendo tiha direitos sobre a CAPCOM, KONAMI e outras feras!
    A nintendo sempre foi muito esperta
    atéeee nascer o mega drive
    na formulação do play station (q era pra ser da nintendo) ela desistiu do Cd e kis uma fita (nasce nintendo 64!!!! (um lixo ¬¬ muitos comando nakele controle nojento)
    masi voltando!
    Shinobi foi muito bem produzido! e existe ninja gaiden pra master tb! comparace os dois :S

    olha
    acho que infelizmente o master perde pra nintendo em fatos JOGOS
    mais qualidade grafica, ela jah foi eleito um dos melhores no lugar do “Nintendinhu”

  14. kdu disse:

    Cara, eu achei que algumas comparações foram sacanagem, mas como vc mesmo admitiu isso, eu vou ficar quieto! hahaha!

    Gostei muito da matéria, deu pra lembrar a infância… dos jogos, dos “quebra-pau” dos “segueiros” e “nintendistas”, etc.

    Tinha um SMS, me arrependo profundamente até hj de não tê-lo mantido. Se eu pudesse, hj em dia teria os dois. Mesmo q eu fuja da Nintendo até os dias atuais! hahaha!

  15. Robson Vieira disse:

    Olá a todos! Muito legal a idéia do post, porém um tanto impraticável quando se fala em comparar estes dois consoles. Ambos com suas qualidades e limitações.
    Mas realmente muito bom pelo menos por um fator: relembrar tantos e tantos bons games de ambos aparelhos que fizeram a alegria de muitos por aqui. Até mais pessoal e um abraço.

  16. shit disse:

    o nintendinho so leva vantagem por que ele tinha contrato com a maioria das empresas de jogos tipo capcom=megaman
    konami=contra, castlevania, metal gear
    namco=ninja gaiden

    e outros EXCLUSIVOS por contrato para o nintendinho

  17. Arnold disse:

    Embora seja muito difíci justificar sua escolha com relação à Rocky, Ghouls ‘n Ghosts, Streets of Rage e Castle of Illusion, com relação à Space Harrier 3D sua opinião beira o absurdo. Todos estes jogos possuem excelentes gráficos, música efeitos sonoros e jogabilidade e são muito superiores do que os “concorrentes” do NES. Mesmo a revista Gamepro – que sofreu toda a influência do monopólio do mercado nos EUA nos anos 80 exercido pela Nintendo – coloca Space Harrier 3D entre os 20 melhores jogos de 8 bits de todos os tempos. No comentário de Alex Kidd in Miracle World você confirma que mal conhece o Master System, pois o “replay” não se aplica a um jogo que pouquíssimas pessoal conseguiram zerar. E 1991 não foi o “fim de carreira” do MS, que teve número de lançamentos expressivos até 1994, além de grnades lanlamentos em anos ainda mais recentes.
    Você deveria ter comparado também as versões dos seguintes jogos: Choplifter, Micro Machines, Bubble Bobble, The Simpsons: Bart vs. the space mutants, Ninja Gaiden, Rampage, Rambo, Pro Wrestling, Wonderboy I, Shinobi, After Burner e Altered Beast.
    Além disso, gostaria que apresentasse jogos do NES comparáveis aos seguintes jogos do Master System:
    R-Type
    Prince of Persia
    Golden Axe
    Battletoads in Battlemaniacs
    Shadow Dancer
    Master of Darkness
    Desert Strike
    Road Rash
    Dynamite Headdy
    Land of Illusion
    Legend of Illusion
    The Lion King
    Aladdin
    The Jungle Book
    Asterix
    Asterix 2
    Deep Duck Trouble
    Tazmania
    Ecco
    Bonanza Bros
    Earthworm Jim.
    Poseidon Wars 3D
    Thunder Blade
    Miracle Warriors
    Y’s
    Golden Axe Warrior
    Lord of the Sword
    Heroes of the Lance
    Spellcaster
    Alex Kidd in High Tech World
    Ultima IV
    Aztec Adventure
    Gain Ground
    Gangster Town
    Rambo III
    Assault City
    Wanted
    Shooting Gallery
    Operation Wolf
    Laser Ghost
    Missile Defense 3D
    Rescue Mission
    Space Gun
    Marksman shooting & Trap Shooting
    T2: Arcade Game
    Galaxy Force
    Zaxxon 3D
    Krusty’s Funhouse
    Lemmings
    Sega Chess
    Fantasy Zone 2
    Fantasy Zone: the Maze
    Zillion 2
    Sonic the Hedgehog 2
    Sonic Chaos
    Sonic Spinball
    Populous
    Klax
    Marble Madness
    Renegade
    Tom & Jerry
    Desert Speedtrap
    RC Grand Prix
    Masters of Combat
    Mortal Kombat
    Mortal Kombat II
    Mortal Kombat 3
    Street Fighter II
    Vigilante
    Black Belt
    Pit Fighter
    WWF Wrestlemania
    Moonwalker
    Penguin Land
    Pac-Mania
    Rampart
    Kenseiden
    Rastan
    E-Swat
    Dead Eagle
    Chuck Rock
    Global Gladiator
    Cool Spot
    James Pound 2
    Daffy Duck
    Zool
    G-Loc
    The Terminator
    Robocop vs Terminator
    Superman
    The Incredible Hulk
    Spiderman vs The Kingpin
    Jurassic Park
    Forgotten Worlds
    Mercs
    Alien 3
    X-Men
    Wonderboy IV
    Alex Kidd: The Lost Stars
    Cyborg Hunter
    Impossible Mission
    Running Battle
    Enduro Racer
    Alex Kidd: BMX Trial
    World Class Leader Board
    Wimblendon
    Olympic Gold
    Speedball 2
    Super Monaco GP

  18. Arnold disse:

    Existem muitos outros bons jogos que esqueci de mencionar, tais como:
    Shadow of the Beast
    Winter Olympics
    Hook
    Home Alone
    Baku Baku Animals
    Dr Robotnik’s mean bean machine
    Monopoly
    Ayrton Senna’s Super Monaco GP 2
    Buggy Run
    Outrun Europa
    Battle Outrun
    Super Off Road
    Robocop 3
    Strider 2
    Alien Syndrome
    Predator 2
    Bonkers Wax up
    Cheese Catastrophe
    Chuck Rock 2
    The Newzealand Story
    Danan
    O problema da falta de jogos no Master aconteceu nos EUA onde metade dos jogos sequer foi lançada, em função do de mecanismos de monopólio da Nintendo no mercado daquele país, o que resultou também na diferença do total de vendas dos dois consoles. Não faz sentido fazer uma avaliação crítica considerando apenas a realidade dos EUA.

    • Matt disse:

      Não existe isso de “mecanismos de monopólio da Nintendo nos EUA” …

      Não sou o dono da verdade, nunca disse que era, e não importa o tipo de comparação que você faça, sempre vai haver alguem pronto para discordar e rebaixar o sistema de menos preferência dela.

      No final das contas, cada um dos consoles agrada da mesma forma, com gráficos melhores ou piores, com uma biblioteca gigante ou limitada, o que vale é a quantidade de horas de diversão que ele proporciona.

  19. Arnold disse:

    De qualquer forma eu achei a idéia do post ótima. O formato também ficou muito bom. Porém seria necessário expandir muito a lista de comparações e incluir opiniões minimamente imparciais – com votação por exemplo…

  20. Johnny Campos disse:

    Não seria um pouco mais leal comparar The Legend of Zelda com o Golden Axe Warrior?

  21. thiago disse:

    tem pessoas que queren deixa o master lá em baixo mas os verdadeiros fãs não vamos deixa de comenta nossas opiniões, pq o cara colocou ninja gaiden do nes x shinobi do master nada a ver sabe que o ninja gaiden do master da um banho de agua fria nos ninja gaidens do nes em tudo jogabilidade graficos etc.

  22. Ed disse:

    eu juro que esperei uma comparação do prince of persia do master com o do nes….
    a versão do master É MELHOR QUE A DO PC em gráficos!!! =D
    a jogabilidade ainda é do pc, mas é melhor que a do nes….. achei que ia colocar só jogos iguais (tá, não dava masss….)
    e com wonder boy 3? tinha que colocar o 2 mesmo, ou monica no castelo do dragão \o/ =D

    agora, duck tales é mais legal que castle of illusion (que sempre achei BEM difícil! huaehuaeuha)

  23. Hayate disse:

    Independente de tudo, prefiro o Nes !

  24. raphael disse:

    Legal.

  25. hugo disse:

    kra vo te dizer . tu deu mancada . eu começei a ler . ate vc comparar jogos diferentes . vc mandou mal !!!
    comparar jogos identicos é uma coisa . jogos diferentes é outra.
    pra mim o nes vendeu mais e por isso foi o melhor . sobresaiu em numero de titulos.
    mais o master era tecnicamente superior em quesitos de hardware .
    nes foi pioneiro…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: