Dante’s Inferno – PSP

Fato: desde sua concepção Dante’s Inferno nunca teve um esforço mínimo pra esconder ou desviar a atenção de que esse jogo é o God of War da Electronic Arts, assim como anteriormente The Godfather foi o GTA deles. É por isso mesmo que é algo muito triste ir até o jogo e ver que mesmo com tanto capricho ele não é nada mais do que isso: uma imitação barata que foi lançada agora pra pegar carona na onda do lançamento de God of War 3, oportunismo total.

A história é uma adaptação livre de parte da Divina Comédia, onde Dante passa pelos 9 círculos do Inferno atrás da alma de sua amada Beatrice. Dante, um cavaleiro das cruzadas, por algum motivo que não vi (e agora nem me interessa mais também) costurou a cruz de couro do seu uniforme no corpo. Na primeira parte do jogo, ainda com uma lança, Dante morre numa emboscada extremamente besta (Kratos se sentiria ofendido) e aí a morte apareceu pra pegar sua alma; após derrotá-la, ficou com sua foice e deu um jeito de voltar pra casa. Depois de mais um pouco de história e trechos de tutorial aí sim ele vai pro inferno com a ajuda de Virgil e aí sim começa a verdadira aventura, mais um tutorial aqui e ali e foi nesse ponto que parei de jogar.
Lembram da fase do Hades no God of War 1 e aquela rápida parte no começo do 2, antes da parte do Pégasus, quando tem só que escalar uma parede com braços tentando segurar Kratos? É exatamente isso o começo do Inferno, tanta cara de pau em fazer a mesma coisa me levou a desligar o psp e adiantar esse review que seria feito só amanhã e publicar hoje mesmo.

Os comandos são iguais: quadrado golpe fraco, triãngulo golpe forte com a foice da morte, que muito convenientemente se estica e se retorce como for bem necessário. X pula (duas vezes). Círculo se atira uma magia de uma cruz, L defende e R agarra os inimigos, depois disso se escolhe se serão punidos com quadrado ou perdoados com círculo. Escolhendo um ou outro se enche uma barra de punição ou perdão, que servem para que mais tarde se habilite um ou outro tipo de golpe pra ser comprado. Sim, isso foi criado pra esse jogo, o que não foi é a parte de que se compra com orbs vermelhas adquiridas quando se mata os inimigos. Quer mais? Que tal poder subjugar e controlar por tempo limitado os inimigos gigantes que aparecem de vez em quando? Pfff..

Em todo o resto o jogo é impecável: gráficos bacanas (mas ainda piores que Chains of Olympus), trilha sonora ótima, jogabilidade rápida, filmes em cg e desenhados à mão bem bacanas, sem frescura com censura na hora de mostrar nudez e violência MMMMMMAAAAAAAAAAAAAAASSSS… God of War sem uma gota de sangue ainda é muito mais violento.
Repito que é triste ver uma coisa assim. Uma coisa como essa não ajuda nada naquela história de mostrar como os jogos estão mais maduros, é um produto tão genérico tentando ser God of War que é um retrocesso. Suja (ainda mais) o nome da EA e sua fama de caça níqueis, pode afastar novos leitores mais jovens que talvez se interessassem por ler a Divina Comédia, faz polêmica por causa do conteúdo proibido pra menores e desvia a atenção da qualidade geral do jogo, e mais do que tudo, mostra muita cara de pau mesmo ao trazer essa imitação barata.

Uma coisa interessante que tinha notado nos 2 primeiros God of War (e que provavelmente será igual no terceiro) é como o jogo avança e Kratos sempre está indo pra cima. O primeiro começa naquele barco, chega em Atenas e aí tem escada, parede, escadaria, cipó, corda, montanha, desfiladeiro, sempre indo pra cima, o primeiro é pra chegar até o Monte Olimpo, no segundo Kratos vai literalmente em minutos do céu até o inferno, sobe mais um monte de coisa, depois tem aquela parte que o Ícaro aparece e no final da queda Kratos está de frente com Atlas carregando a Terra nas costas; saindo dali, tome mais subida, sempre indo pro mais alto possível. A preguiça da EA pode ser simbolizada pela aventura de Dante que não vai subir em droga nenhuma, só tem que contar com a ajuda da gravidade pra cair no inferno e seguir pelos seus 9 níveis. Pra baixo todo santo ajuda, e quando chegar lá, cava um buraco do lado dos cartuchos de ET e fique à vontade que aí é seu lugar por direito.
Ou só a versão PSP que é ruim mesmo? Eu que não vou descobrir.

6 Responses to Dante’s Inferno – PSP

  1. VIDEL disse:

    Eu ouvi falar muito bem da versão de PS3, inclusive da historia que eu ate achei bacana. Não gosto de god of war, sinceramente acho um jogo chato e repetitivo, mas é aquela coisa né…. não curto muitos jogos que a galera idolatra tipo shadow of colossus etc… Questão de gosto msm, mas hj em dia é dificil jogo ser original e legal, a maioria vai no embalo msm!

  2. Aizacks disse:

    A versão de PSP é só um Downgrade da de PS3… é o mesmo jogo pelo que eu já comparei… Zerei o de PSP e digo que o jogo merece um 6,5 de 10…

    Muito repetitivas as lutas apesar da velocidade interessante de jogo, e achei que o interessante de ser baseado no livro de Dante Alighieri não foi bem aproveitado.

    God of War Chains of Olympus no PSP e a serie GOW no PSX ainda é melhor.

  3. Max Carnage disse:

    Pois é a proposta de fazer um jogo sobre o inferno de dante foi até boa, só que eles iam ter q inventar coisa pra caralho mesmo ja q o livro tem uma narrativa bem sinistra. E tu me lembrou que eu tenho que pegar o Godfather =x

  4. Fabricio K. disse:

    Joguei a versão de PS3 e não curti nem um pouco….
    …e eu que achava que não existia perda de tempo maior do que assistir 2012….

  5. Dantes the best game disse:

    mano MELHOR JOGO TIPO AÇÃO = DANTES INFERNO RECOMENDOO MUITO BOM ! ACHO QUE É ATÉ MELHOR QUE GOD OF WAR POR QUE TEM o ataque da foice tem os 4 poderes que solta pelos direcionais e tem a crus que solta pelo bolinha, a foice e a crus da pra da um upgrade e libera mais combos…..mt show vey

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: