Retro Comparativo: Sunset Riders – Arcade/SNES/Mega Drive (1991)

Retro-Comparativo-Title

Em 1990, a Konami estava dominando o mundo dos arcades com o memorável beat’em up das Tartarugas Ninjas, o sucesso daquele game pode ser atribuído mais ao fato de permitir 4 jogadores simultâneos do que com aos próprios simpáticos personagens em si.

Análise

Certamente pensando nisso, a Konami criou Sunset Riders, um run ‘n gun para 4 jogadores simultâneos, juntando o tiroteio velho-oeste com a ação 2D com mudança de plano que fez sucesso em outros título, como Rolling Thunder e Shinobi, existem até as portinhas onde você pode entrar e conseguir power-ups.

Steve conta os corpos no chão

Steve conta os corpos no chão... com os pés.

A maior diferença é que, em Sunset Riders, você pode atirar em qualquer uma das 8 direções que o joystick permite. Toda essa versatilidade faz o game lembrar também o clássico Contra, inclusive no fato que uma simples bala inimiga garante o óbito do jogador. Haja fichas! O estado fica ainda mais caótico quando se tem 4 jogadores na partida, isso significa quatro vezes mais inimigos e tiros cruzando a tela.

sr06

Cormano e seu sorriso maroto

São 4 heróis para escolher, os dois primeiros são Steve e Billy, que usam revólveres comuns, os outros dois jogadores controlam Bob e o lendário Cormano, que atiram com escopetas e tem um tiro mais espalhado, eram os preferidos da moçada. Alguns itens garantem uma vida mais fácil no avanço do game, como o ‘double-wielding’, que nada mais é do que atirar com 2 armas ao mesmo tempo, e o ‘rapid-fire’, seu melhor amigo nas horas difíceis.

sr03

Existem 2 fases com o cavalo... dor de cabeça de muitos!

Cada um dos 8 estágios inicia com um cartaz de ‘WANTED’, mostrando o chefe da fase e o valor do prêmio pela sua cabeça. Cada chefe é um tipo de personagem clássico do faroeste, desde um rico petroleiro até índios, chegando no florido Richard Rose, um britânico cheio de firula que é o último boss do game.

sr02

Corre, cambada!

Existem muitas coisas legais e únicas nesse clássico. No primeiro estágio, por exemplo, você deve escapar de um estouro de boiaa “correndo” sobre os touros, alguns inimigos aparecem para jogar dinamites, que podem ser pegas no chão e arremessadas de volta, resultando numa cômica figura de um fora-da-lei tostado. Os cenários também são repletos de barris, pedras e outras coisas que podem ser usadas como armas e alguns “Sallons” que podem ser adentrados para um rápido whisky ou uma voltinha com uma das garotas, gerando um power up na saída. Para completar, são 2 estágios de bonus em forma de galeria de tiro, exigindo reflexo e controle rápidos do jogador, para garantir pontos e vidas extras.

Comparativo SNES x MEGA DRIVE

sr-compara

Arcade - Super Nintendo - Mega Drive

No Super Nintendo a versão ficou muito fiel ao arcade. A função de 4 jogadores simultâneas desapareceu, mas os 4 heróis estão presentes e são selecionáveis. Os gráficos foram muito bem transpostos e o jogo ficou ligeiramente mais fácil, até porque são menos inimigos aparecendo na tela ao mesmo tempo. Os efeitos sonoros e as músicas foram quase perfeitamente transpostas, as vozes estão presentes e com legendas, para facilitar o entendimento.

sr-snes1

SNES, versão mais fiel ao arcade

Mas, como a Nintendo sempre encrenca com a censura, Sunset Riders também foi “filtrado”. As mulheres que jogam dinamite na versão original foram substituídas por homens, toda referência a bebida alcoolica foi retirada. Um dos estágios do arcade contém apenas índios como inimigos, no Super Nintendo eles foram substituídos pelos vilões genéricos normais, o chefe dessa fase continuou sendo o índio nativo americano, mas seu nome foi mudado de “Chief Scalpem” para “Wigwam”.

As dançarinas do bar vestem roupas bem mais comportadas que as do arcade, veja no comparativo:

sr-bar

Arcade - Super Nintendo

A versão do Mega Drive é totalmente resumida, a ponto de parecer ser um outro game. São apenas 2 personagens selecionáveis e 4 estágios, isso mesmo, o jogo ficou resumido à fase da cidade, o trem, a subida da montanha e a mansão de Sir Richard. As fases também são ligeiramente diferentes e mais longas, divididas em partes.

sr-mega2

Poucas cores e som borrado no Mega Drive

O som perdeu bastante o seu glamour (ui), as vozes foram praticamente cortadas, apenas algumas frases permaneceram. Assim também aconteceu com o gráfico, que está muito inferior se comparado à conversão do SNES.

sr-mega1

Bonus Stage no Mega Drive

As fases de bonus foram substituidas por uma sequencia no cavalo, onde o jogador deve pegar os itens que a garota lança da carruagem. Eles inventaram também um modo Versus para 2 jogadores, nada muito relevante.

Talvez se esse fosse um outro jogo, tudo estaria bem. Mas sendo uma conversão de um arcade, deixa a desejar.

Resultado Final

sr-final

Sobre Matt
Em 2003 inventou de criar um fotolog de mini-resenhas de arcade (/pushstart) e acabou conhecendo um bando de problemáticos que gerou uma zine (OGZ), um blog de resnhas (FTW) e agora a fusão dos dois (OGZFTW).

18 Responses to Retro Comparativo: Sunset Riders – Arcade/SNES/Mega Drive (1991)

  1. Max Carnage disse:

    Muita boa a coluna nova. Mega só se fode hahahah.. ainda bem que eu tive um snes na epoca xD
    ainda assim, a versão do arcade parece a melhor de longe…

  2. Cosmão disse:

    Snes só se fode com a porra da censura da Nintendo, ainda bem que tive um Mega na época XD !

  3. Alexandre disse:

    Boa! A versão de SNES é melhor mesmo.

  4. jdarshcosta disse:

    É!! Entre Mega e Snes, eu fico com a versão de Arcade!! hueheuheuhe

  5. Han disse:

    snes forever, coitadinho do mega não foi dessa vez

  6. handom disse:

    Nunca passei da primeira fase…(triste)

  7. Thebest disse:

    Ótimo comparativo, apenas joguei as versões dos dois consoles, e o Super como sempre humilhou!!!!

  8. 9voltclub disse:

    sera que a versão japa tem a censura?

  9. Raphael Belmont disse:

    Esse era um jogaço! Se alguém aí quiser jogar um multiplayer via ZSNES, tamos aí.

  10. Diego disse:

    Ja eu não gostei da versão do super, apesar de ter ficado fiel ao arcade, o jogo ficou lento comparado ao mega drive.

  11. Victor disse:

    O jogo é muito bom, foi um dos que mais marcaram a minha vida. Sempre jogo online quando posso, tanto no SNES, quanto no Mega, quanto no Arcade. Todas as versões são boas, mas entre os consoles, fico com o de SNES, já que arcade não é um console. :P

  12. arda exterminador do futuro 5 disse:

    Eu tenho o Cartucho SUNSET RIDERS do Mega
    Drive é piratona mas da pro gasto!
    que é muito boa não concordo que tenha
    sido humilhada só ficou inferior!
    Mas zerar no Hard É FODA PRA BARALHO!
    pena que o modo versus não é ativo
    caso o segundo player seja um controle de 6 botões

  13. Arnold disse:

    A versão do snes é mais semelhante a do arcade. Porém sofre com a falta de jogabilidade por sua lentidão (problema crônico do snes), além de gráficos borrados, que são melhorados com os emuladores atuais.
    A versão do mega, apesar de menor, apresenta diversas novidades interessantes (missões de resgate, bônus e duelo), além de melhor jogabilidade. O som é muito semelhante ao original, exceto pela fala dos chefes de fase.
    Outra questão é que o jogo do mega foi lançado cerca de dois anos antes da versão snes.

  14. Arnold disse:

    A versão para Mega Drive foi lançada no auge da fama do arcade e atraiu muito interesse. É bem mais simples do que o clássico do arcade, mas possui fases novas (com especial destaque para a última faes) e uma grande jogabilidade.
    Já a versão do snes saiu com grande atraso e é apenas um “downgrading port” do arcade. Além disso, o jogo do snes não tem nenhum apelo atualmente, já que é possível ter acesso à versão para arcade.

    • web disse:

      A versão de SNES é melhor do que a do mega pq no mega só tem 4 fases,além de ter algumas fases diferente a do SNES é permanece fiél!E acho isso bem maneiro aliás os clássicos bons tem q permanecer do jeito q são! bom pra carmaba o do SNES dá de 10 à 0 no mega!

  15. BIGUETE disse:

    Zerei o do SNES no Hard,o último chefe é uma tremeeeenda bichoooona,ele(ela?)finge q morre mas tá com um “colete” (e um sutiã?) aí tu da mais uns tiros e a bicha morre d vez.O final verdadeiro é o seu personagem(o meu é sempre o Billy) andando no cavalo,bem maneiro!

    PS: Matar o Índio é foda,os chefes + maneiros são os irmãos bomba!

  16. BIGUETE disse:

    COITADO DO MEGA…A BOSTA D SEMPRE,SNES FOREVER!
    “Ai + o do SNES é lento” BANDO D VIADINHO!
    VAI MARIO,VAI MARIO,VAI MARIO!

  17. adriano disse:

    como já dizia o slogan da sega jogos para profissionais os jogos do supernintendo era jogos para meninas todos coloridos e cheio de frescura já os da sega realmente fantastico realista espero que você não injustiça o mega como fez com o master !!!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: