Facebook Games: Auto Hustle (ou, o GTA da improdutividade)

Usuários de redes sociais estão acostumados com joguinhos viciantes, aqueles aplicativos em flash que manipulam nosso tempo livre (ou não tão livre assim) de forma sutil, e o Facebook é o grande campeão nesse aspecto. Por isso, inicia aqui no FTW, a categoria “Facebook games”, com rápidos reviews do que se “joga” nessa rede social.

Facebook ficou conhecido por espalhar a praga dos jogos de fazendinha tipo “clique e espere”, mas de um tempo pra cá, parece que algumas desenvolvedoras de games -inclusive grandes como Electronic Arts e Square Enix – estão fazendo umas coisas mais bacanas para o popular site de relacionamentos. Entre essas novidades, surge Auto Hustle, o mais próximo clone de GTA que se pode ter na web. Mesmo em estágio inicial, dá pra sacar que o game vai fazer barulho na rede.

Select your meliante inescrupuloso

O game começa promissor, escolha o seu avatar em uma seleção de 9 meliantes genéricos e caia na rua, numa visão “top view”, consagrada nos dois primeiros GTAs. Seu apartamento é um lixo e lá você tem acesso a um telefone que te garante algumas missões para ganhar dinheiro e reconhecimento.

O apê do meliante, na sua decoração inicial

Pode esperar muitos itens de decoração para essa tela no futuro. Inclusive, já a partir do level 3, surge o primeiro “upgrade” do apê, como sempre uma opção paga – com dinheiro de verdade – e uma free que é bem menos interessante, durante o tempo de reforma, o meliante se muda para um outro apartamento, onde encontra uma “amiga” que realiza uns “trabalhos” para lhe render mais uma grana extra.

Manuel, sempre engraçadinho...

Como todo jogo social, para executar os trabalhos você precisa de Energia, que é recuperada aos poucos, pra fazer você voltar a jogar. O que antes, jogos de ação se resumiam a clicar e clicar para realizar jobs e ganhar experiência, agora você vai realmente ter que sair às ruas para suar pelo seu ganho. A comparação com os primeiros jogos da série GTA é inevitável, a visão top-view, os intens em caixas pela rua, o telefone tocando exaustivamente te passando instruções… mas as semelhanças param por aí.

A polícia é bugada e demora séculos para te encontrar

O controle dos veículos, por exemplo, é uma piada. eu sei que não dá pra exigir muito de um joguinho on-line tão leve e rodando num browser, mas realmente espero que o controle dos veículos seja melhorado em futuras atualizações. O ato de mirar e atirar com o mouse foi uma solução bem óbvia e acertada, ponto para o game.

Achievements para os bons.

Para viciar ainda mais o entediado usuário, o jogo ainda tem uma enorme tabela de achievements, as famosas insígnias que são conseguidas ao realizar uma série de ações específicas, por exemplo, matar 50 pessoas em 2 minutos. Todos os outros recursos são “inspirados” em GTA.

Acredite, o fusca vale mais que o Europa ali.

Existe uma garagem, inicialmente limitada para 3 carros, onde o meliante pode estocar os carros roubados para usar quando quiser ou até mesmo vendê-los para um crédito extra fácil e livre de impostos.

Quem tem amigos, tem armas exclusivas

As aplicações sociais resumem-se a missões em grupo e o envio de presentes ou peças para montar uma arma especial, como a bazooka inicial, que não pode ser comprada na loja.

O jogo é novíssimo, e a primeira vista vai fazer bastante sucesso, num ambiente hostil para games assim como o Facebook, dominado por fazendinhas, cidadezinhas e lojinhas de doces virtuais.

Clique aqui para jogar Auto Hustle.

Anúncios

Sobre Matt
Em 2003 inventou de criar um fotolog de mini-resenhas de arcade (/pushstart) e acabou conhecendo um bando de problemáticos que gerou uma zine (OGZ), um blog de resnhas (FTW) e agora a fusão dos dois (OGZFTW).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: